Santiago dia a dia => 4º Dia

4º Dia: Valparaíso e Viña Del Mar 


         Localizada a 120 km de Santiago pela ruta 68 a costa do pacífico guarda dois ícones do Chile. Valparaíso cidade de arquitetura antiga e única (um grande labirinto de ruas e escadas, casas com fachadas de zinco, bem coloridas, com hotéis boutique, moda alternativa, gastronomia e design) declarada patrimônio da humanidade pela Unesco e Vinã Del Mar balneário agitado e moderno, não deixando de lado a história e beleza. Ao partimos de Santiago para o litoral obrigatoriamente cruzamos o vale de casa blanca região onde se encontra inúmeras vinícolas, algumas delas as mais importantes do Chile.
         No nosso passeio visitamos uma delas, a Emiliana. Vinícola orgânica certificada, de pequena produção porém, de uma beleza única. Não antes deixamos de dar uma parada na estrada, em Los Hornitos de Curacavi, local que além de tomar a tradicional chicha (bebida fermentada de milho) se encontra a verdadeira empanada chilena, massa recheada de carne, cebola caramelada, ovo cozido e “uma azeitona” (se tiver mais de uma azeitona não é a verdadeira) assada em forno de lenha.

Los Hornitos de Curacavi







Emiliana








Valparaíso atual sede administrativa política do Chile é um antigo porto que demonstra a importância do pacífico para o Chile antes da abertura do canal do Panamá, visto ser o último porto na travessia marítima atlântico/pacífico. Com o surgimento do canal do Panamá Valpo, como é chamada pelos Chilenos entrou em decadência, porém, esta decadência criou a atmosfera e beleza única da região. Os portenhos como já não tinham a mesma condição financeira começaram a construir suas residências com as folhas de zinco utilizadas em contrainers descartados e as pintavam com a sobra de tinta que compravam dos estaleiros. Razão esta da diversidade de cores entre as casas.
Por ser uma cidade de cerros (morros) durante o seu auge a administração local começou a construir elevadores (funiculares) para facilitar o acesso dos trabalhadores do porto. O Ascensor Concepción datado de 1883 foi o primeiro deles, sendo construído mais 14 ascensores no decorrer do tempo, hoje são mais utilizados por turistas e somente 5  estão em funcionamento.


















La também encontramos mais uma das casas de Pablo Neruda La Sebastiana, alem de uma verdadeira galeria de artes a céu aberto em seus becos e vielas. O ponto mais procurado pelos turistas é o mirante 21 de mayo da onde se tem uma ampla visão de toda a região do porto, além de estar próximo ao museo naval, local onde se encontra a cápsula utilizada para o resgate dos sobreviventes no acidente das minas de cobre em 2010.








a casa-museu de Pablo Neruda na cidade.


Viña Del Mar um balneário moderno, uma cidade grande também conhecido como cidade jardim, quase totalmente urbana, não fossem os castelos, a linda praia, com o pôr-do-sol estonteante no Oceano PacíficoTem algumas atrações como relógio de flores, cassino municipal, castelo Wolf museo do fonck (La se encontra um moai da ilha de páscoa verdadeiro) em exposição, só existem dois no mundo fora da ilha, praia de renanca “santuário de leões marinhos” .
Ainda existem construções, famosos palacetes e museus, abalados pelo último terremoto de 2010, que ainda estão sendo restaurados.



 Sede da Guarda Nacional 





Restaurante em formato de barco

 Castelo Wolf

Leões Marinhos

]
Renanca


Ônibus da TurBus e da Pullman saem a cada 15 minutos do Terminal Alameda (em frente à estação Universidad de Santiago do metrô, linha 1-vermelha) para Valparaíso e Viña. A viagem leva 1h30.
Os 10 quilômetros entre os centros de Valparaíso e Viña podem ser percorridos pelo Merval, o metrô de superfície que vai pela orla e funciona até as 22 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário